top of page
  • Foto do escritorAbner Vellasco

Saiba como solicitar o DPVAT



O Seguro DPVAT (Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres) garante a indenização de danos pessoais causados por veículos automotores.


Ele cobre toda e qualquer vítima de um acidente de trânsito, seja ela motorista, pedestre ou passageiro do próprio veículo, e tem por finalidade indenizar as vítimas em caso de morte, invalidez permanente e reembolso de despesas médico-hospitalares.



Como solicitar a indenização do seguro DPVAT?


Existem duas formas de solicitar a indenização do DPVAT: a primeira é pelo aplicativo “DPVAT”, que é gratuito e pode ser acessado com os mesmos login e senha de outros aplicativos da Caixa Econômica Federal.


O segundo meio é indo até a própria agência do banco. Para abertura da solicitação de indenização em uma das agências da Caixa, deve-se levar toda a documentação necessária. A documentação varia de acordo com o tipo de indenização. No site da Caixa há a descrição dos documentos necessários no campo “Documentação”.


Em ambas as formas, a solicitação pode ser aberta pela própria vítima ou por seus beneficiários.



Conheça os tipos de indenizações pagas pelo DPVAT


Despesas de Assistência Médica e Suplementares (DAMS)

São despesas realizadas pela vítima em consequência do acidente. Aqui estão incluídos os gasto com fisioterapia, medicamentos, equipamentos ortopédicos, órteses, próteses e outras medidas terapêuticas, devidamente justificadas pelo médico e comprovadas, não suportadas pelo SUS (Sistema Único de Saúde), como também despesas efetuadas em estabelecimentos da rede credenciada junto ao SUS, desde que realizadas em caráter privado.


A solicitação de reembolso de DAMS não impede que, caso seja comprovada invalidez permanente e definitiva posteriormente em virtude do acidente, a vítima solicite também a indenização por invalidez permanente.


Invalidez Permanente (IP), total ou parcial

Essa indenização é concedida para aqueles que, em consequência de um acidente de trânsito coberto pelo DPVAT, tiveram perda ou redução da funcionalidade de um membro ou órgão, caracterizada como invalidez permanente e definitiva, assim atestada em laudo, após conclusão do tratamento médico recomendado.


A Invalidez Permanente pode ser total ou parcial, subdividida em parcial completa ou incompleta, conforme a extensão das perdas anatômicas ou funcionais.


A solicitação prévia de DAMS não impede a solicitação de IP, desde que o laudo médico confirme a invalidez permanente e definitiva.


Morte

A indenização é devida quando há o falecimento da vítima de acidente de trânsito. Nesse caso, a família da vítima recebe a indenização.


Quanto tempo demora para a solicitação da indenização ser aprovada?


DAMS: até 3 anos, a contar da data do acidente

​IP: até 3 anos, a contar da ciência da invalidez permanente

​Morte: até 3 anos, contados a partir da data do óbito


Se você teve algum problema com a análise do seu pedido de indenização, nosso time está preparado para te ajudar!



Entre em contato pelos nossos canais:






bottom of page