top of page
  • Abner Vellasco

Qual o prazo para solicitar o seguro de vida?



Você sabia que muitos beneficiários perdem o direito à indenização do seguro de vida por não observarem o prazo para solicitação?


Obviamente ninguém contrata um seguro de vida esperando ter que acionar a seguradora. Porém, quando o sinistro coberto (doença, acidente, morte, etc) acontece, é preciso conhecer as regras para solicitar o pagamento do seguro de vida e não perder o direito à indenização.


No caso de falecimento do segurado, os beneficiários têm até 3 anos para comunicar o sinistro à seguradora e fazer o pedido de pagamento do seguro de vida.


Se o próprio segurado for também o beneficiário (como no caso de coberturas para invalidez, doenças, diárias hospitalares, etc), o prazo para formular o pedido de pagamento é de apenas 1 ano.


Após comunicar o sinistro, será aberto o formulário de aviso do sinistro e solicitada aos beneficiários uma série de documentos que serão analisados pela seguradora.


O protocolo do aviso de sinistro e pedido de pagamento do seguro de vida suspende a contagem do prazo prescricional, até que haja resposta formal da seguradora sobre o pagamento ou negativa de indenização.


No caso de negativa, o prazo volta a contar e o beneficiário terá apenas o período restante para acionar o Judiciário. Se não o fizer dentro do prazo prescricional, perderá o direito à indenização.


Prazo para pagamento do seguro de vida pela seguradora

A Superintendência de Seguros Privados (Susep), que é o órgão que regula os seguros no Brasil, estabelece que após a entrega da documentação completa, a seguradora tem o prazo de 30 dias para realizar o pagamento da indenização ao beneficiário.


Pagamento de Seguro de Vida negado pela seguradora

A seguradora pode negar o pagamento da indenização por muitos motivos. Quando isso acontece, é recomendável que os beneficiários busquem imediatamente auxílio de um advogado especialista para uma melhor análise do caso.


Entre em contato pelos nossos canais:







0 visualização0 comentário
bottom of page