top of page
  • Foto do escritorAbner Vellasco

Conheça os erros mais comuns na hora de contratar um seguro



Para proteger seu patrimônio, contratar um seguro é uma tarefa indispensável. Seja seguro para casa, de automóvel ou de outro bem, esse serviço vai garantir que você não leve prejuízo dentro das condições estabelecidas.


Se a contratação não for feita do jeito certo, você e o seu bem ficam em risco. Para que isso não aconteça, veja os seis erros mais comuns na hora de contratar um seguro e saiba como evitá-los.


1. Mentir no preenchimento do formulário

Ao contratar um seguro, você precisa fornecer uma série de informações relativas ao bem e ao seu uso. No caso de um seguro de carro, por exemplo, será preciso informar quem é o condutor principal, como é feito o uso do veículo, se ele possui ou não alarme, e assim por diante. Dependendo das suas respostas, o seguro pode ficar mais caro ou mais barato devido ao risco de sinistro. Pensando nisso, muita gente omite ou fornece informações erradas.


Embora isso possa causar uma aparente redução no valor do seguro, caso haja um sinistro e seja constatada a fraude de informações, além de perder o dinheiro pago, você não terá direito ao prêmio do seguro, assim como também poderá ser processado.


2. Escolher qualquer seguradora

As seguradoras oferecem diferentes planos, condições e preços. Mesmo sabendo disso, muita gente escolhe qualquer seguradora. Dessa forma, não apenas você corre o risco de pagar mais caro, como não protege totalmente o seu bem. Em vez disso, pesquise bem as opções, faça cotações e simulações, conheça as condições e, aí sim, faça a sua escolha.


3. Não ler o contrato

Pelo fato de a escolha ter sido feita de maneira consciente, muita gente acha que “apólice é tudo igual” e que os contratos podem ser assinados sem uma leitura preliminar. Sabe qual é o resultado disso? Letrinhas miúdas com condições que se transformam em enormes problemas na hora do sinistro.


Para evitar este problema, leia sempre o contrato de maneira minuciosa. Se ficar com dúvida sobre alguma afirmação ou condição, pergunte até que tudo esteja esclarecido. Somente depois de passar por esse processo é que você deve assinar o contrato.


4. Adquirir pacotes prontos

Independentemente do bem que se pretende segurar, as necessidades não são iguais de um cliente para o outro. Não compre pacotes prontos por conveniência.


Ao cometer esse erro, além de pagar por coberturas que são inúteis, você também deixa de contar com coberturas importantes. Por isso, o melhor é sempre investir em planos personalizados que sejam feitos sob medida para você.


5. Renovar o seguro em cima da hora

Outro erro muito comum diz respeito não à contratação em si, mas à renovação do seguro. Ao deixar para renovar o seguro em cima da hora, muitos segurados se veem obrigados a aceitarem qualquer oferta do corretor. Além de tudo, a demora nos trâmites de renovação ou contratação de nova empresa pode deixar o bem sem seguro, e apenas um dia pode ser suficiente para ocorrer o sinistro.


Evite situações como essa: fique de olho na data do vencimento do seguro e entre em contato com o corretor com antecedência, para pesquisar com calma e escolher a melhor opção para você.


6. Escolher o corretor de seguros errado

O profissional qualificado vai lhe dar ampla assessoria para escolher o seguro que é adequado para o seu perfil e suas demandas. Ele não enrola o cliente, assim como indica opções vantajosas que você talvez desconheça. Uma agência especializada na melhor com certeza terá bons corretores.


Contratou um seguro, mas ao acionar o sinistro a assistência não saiu como esperado? Fale com um advogado especialista!


Entre em contato pelos nossos canais:







bottom of page