top of page
  • Foto do escritorAbner Vellasco

Seguro do cartão de crédito não é necessário em caso de fraude

Atualizado: 21 de dez. de 2022



A maioria dos titulares de cartões de crédito contrata um seguro para ficar protegido em caso de fraude, o que poucas pessoas sabem é que a lei já garante a proteção sem que seja necessário pagar o seguro.


Em caso de fraude no cartão de crédito, a segurança do meio de pagamento é responsabilidade da administradora. Se o cliente contestar uma transação, ele não deve ficar com o prejuízo.


Grande parte das fraudes com cartões de crédito acontece em compras pela internet. Caso seu cartão de crédito tenha sido “clonado” e utilizado indevidamente em compras pela internet, a administradora assume o prejuízo mesmo que o cliente não tenha contratado um seguro perda e roubo.


Embora o seguro de cartão de crédito seja bastante acessível, na maioria dos casos não vale a pena contratar o seguro oferecido pela administradora devido às limitações da cobertura.


Caso queira contratar o seguro apenas com a intenção de proteger-se contra compras fraudulentas, a lei já garante a cobertura sem que seja necessário contratar o seguro.


Em caso de compra não-reconhecida basta que o titular conteste a transação junto a administradora para obter o cancelamento da compra.


A maioria das administradoras, no entanto, não reembolsam compras realizadas com o cartão de crédito mediante a digitação da senha do cartão, pois ela é pessoal e, portanto, intransferível.


Caso a compra tenha sido feita mediante coação, o caminho para solucionar a situação é procurar a justiça.


O seguro, porém, pode agilizar a contestação da compra junto à administradora, pois ele é menos burocrático do que a contestação direta pela administradora.


Caso seu limite de crédito seja muito elevado, contratar um seguro pode ser uma proteção importante para evitar infortúnios. Entretanto, lembre-se que é fundamental ler com atenção o contrato para conhecer quais situações estão cobertas pelo seguro.


Mesmo nesse caso, a administradora não é responsável pelas compras fraudulentas que forem realizadas mediante a digitação da senha pessoal e intransferível.


Teve problemas com seu cartão de crédito? Fale conosco!



Entre em contato pelos nossos canais:






Posts recentes

Ver tudo
bottom of page