top of page
  • Abner Vellasco

Se eu não renovar o seguro com a mesma seguradora eu perco o bônus que ela me deu?



O bônus funciona de maneira progressiva, ou seja, vai aumentando ano após ano e está vinculado ao CPF do motorista e não ao carro, podendo ser usado mesmo que você mude de veículo ou de seguradora.


Na primeira vez que você faz o seguro de carro, seu bônus é qualificado como Classe 0 (zero), já que ainda não tem nenhum histórico junto às seguradoras. Após o final desse ano, se você não tiver registrado nenhum sinistro, ao renovar a sua apólice você será classificado como Classe 1 e assim sucessivamente.


As classes dos bônus vão de 0 a 10 e a cada ano sem sinistros você vai avançando a sua posição na escala. A sua classificação é importante pois ela pode tanto render descontos, como fazer com que o seu seguro seja mais caro na renovação, já que é um termômetro do seu histórico como motorista.


Quanto maior o tempo que você passar sem acionar a seguradora, maiores podem ser os seus descontos na renovação. Ou seja, para que você avance de classe a cada ano, é essencial que dirija com cautela, assim evita acidentes.


Também evite, quando possível, colocar o seu carro em situações de risco, como deixá-lo estacionado em lugares que tem uma maior propensão a assaltos. Se possível, sempre opte por um estacionamento privado, com seguro.


Qual é a relação entre a renovação do seguro e a classe bônus?

Quanto maior a sua classe bônus, mais vantagens você terá na renovação do seu Seguro Auto. Entretanto, para aumentar sua bonificação e mantê-la, a renovação do seguro deve ser feita dentro do prazo, até 30 dias depois do vencimento da sua apólice.


Se você deixar para renovar até 60 dias depois do vencimento, você não ganha nem perde. Porém, depois disso a seguradora pode reduzir sua classe bônus.


Se você mudar de seguradora ou de carro, os pontos vão com você para o seu novo contrato. Caso a nova seguradora não te inclua na mesma classe em que estava, você pode comprovar seus pontos por meio da Central de Bônus FENASEG, que é uma espécie de base de dados das seguradoras.


Teve problemas com seu seguro auto?

Fale conosco e solicite a avaliação do caso por um advogado especialista!


Entre em contato pelos nossos canais:







2 visualizações0 comentário
bottom of page