top of page
  • Foto do escritorAbner Vellasco

Saiba o que pode ser problema no momento da indenização do seguro auto



Primeiramente, antes de contratar um seguro é preciso consultar uma corretora de seguros profissional e com equipe qualificada para melhor atender às necessidades dos clientes.


O corretor deve explicar as características de cada tipo de cobertura, bem como auxiliar o segurado no preenchimento do perfil, ressaltando a importância de não mentir ou omitir informações. Pois em caso de sinistro, se a seguradora descobrir qualquer irregularidade, a indenização pode ser negada.


O corretor deve ainda elaborar uma proposta adequada ao uso do veículo e a rotina do condutor, apontando sempre opções de seguradoras idôneas e com atuação comprovada em seguro de automóvel individual.


Já o consumidor deve realizar uma leitura atenta do manual do seguro, observando as condições gerais e especiais da sua apólice, especialmente para os riscos cobertos e excluídos, ficando ciente dos riscos que, em caso de acidente, o seguro indenizará ou não.


O que fazer para evitar esses problemas?

Informar ao corretor qual será o verdadeiro uso do veículo e quem são os principais condutores. A partir dessas informações, o corretor poderá analisar quais coberturas serão mais apropriadas para amparar o consumidor de acordo com suas características e necessidades.


Muitas vezes, esses problemas que comprometem a indenização ocorrem porque o cliente quer pagar menos na hora de contratar o seguro.


Como economizar na hora de fazer um seguro sem mentir para o corretor ou a seguradora?

O ideal é comprar um seguro para aquilo que você precisa, ou seja, conhecer o produto antes de tomar uma decisão. Por exemplo, se determinado veículo é utilizado somente na cidade, você não precisa de uma Assistência 24 Horas com limite de guincho maior que 100 km.


Além disso, definir o valor da franquia também traz reduções. Você pode optar por uma franquia majorada ou obrigatória e depois utilizar o desconto que a maioria das seguradoras oferece se, no momento do sinistro, o mesmo for reparado em uma oficina credenciada.


O segredo é ser atendido por um corretor profissional e de confiança, que vai ajudá-lo a identificar as suas necessidades e quais os melhores produtos disponíveis no mercado.


Também há casos em que, depois de contratar o seguro auto, o cliente faz modificações no carro (tunning). Isso pode invalidar o pagamento da indenização?

Sim. Você pode ter problemas com essa prática, pois a maioria das seguradoras solicita que toda e qualquer alteração seja comunicada e comprovada por meio de vistoria, processo no qual a seguradora irá analisar se aceita ou não as modificações. Um exemplo recorrente são os veículos rebaixados, que não possuem cobertura nas apólices de seguros.


Cabe reiterar que, na hora de contratar um seguro, você não deve deixar de apresentar qualquer dúvida que surgir, pois é necessário estar ciente de tudo o que sua apólice irá cobrir, exatamente para que possa evitar problemas caso precise solicitar uma indenização.

Se você teve problemas com seu seguro auto ou proteção veicular, solicite a avaliação do seu caso por um advogado especialista!



Entre em contato pelos nossos canais:







bottom of page