top of page
  • Foto do escritorAbner Vellasco

Planejamento Tributário no Agronegócio: Estratégia para Maximizar Recursos e Aumentar a Receita



O agronegócio é um dos setores mais importantes para a economia brasileira, sendo responsável por grande parte da geração de empregos e do Produto Interno Bruto (PIB) do país. Entretanto, as empresas que atuam nesse segmento enfrentam uma série de desafios, dentre os quais se destaca a complexidade da legislação tributária brasileira. Nesse contexto, o planejamento tributário surge como uma estratégia extremamente válida para maximizar os recursos e aumentar a receita das empresas do agronegócio.


A tributação no setor do agronegócio possui particularidades que demandam atenção especial por parte dos empresários. Diferentemente de outros segmentos, o agronegócio lida com uma série de impostos específicos, como o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) agropecuário, o Imposto Territorial Rural (ITR) e o Funrural (Fundo de Assistência ao Trabalhador Rural), além dos tributos federais comuns a todos os setores.


Diante dessa complexidade, o planejamento tributário se mostra como uma ferramenta indispensável para as empresas do agronegócio. Por meio dele, é possível analisar detalhadamente todas as obrigações fiscais e identificar oportunidades legais para reduzir a carga tributária, otimizando assim os recursos financeiros disponíveis.


A CVH Advogados, especializada em assessoria empresarial no agronegócio, oferece um serviço completo de planejamento tributário, que engloba desde a análise da legislação aplicável até a implementação das estratégias identificadas. Com uma equipe de profissionais altamente capacitados e experientes no setor, a CVH Advogados auxilia os empresários a entenderem melhor suas obrigações fiscais e a tomarem decisões mais assertivas, visando o crescimento sustentável de seus negócios.


O planejamento tributário realizado pela CVH Advogados abrange diversas áreas do agronegócio, como produção e comercialização de insumos, criação de animais, cultivo de grãos e frutas, entre outras. Além disso, a assessoria oferecida contempla tanto empresas nacionais quanto internacionais que atuam no Brasil.


Através do planejamento tributário, é possível identificar oportunidades como a utilização de créditos fiscais acumulados, a adoção de regimes especiais de tributação e a reestruturação societária para otimizar a carga tributária. Essas medidas podem resultar em uma redução significativa dos custos e contribuir para o aumento da receita das empresas do agronegócio.


Além disso, o planejamento tributário também auxilia na prevenção de possíveis contingências fiscais, evitando autuações e multas decorrentes do não cumprimento das obrigações tributárias. Dessa forma, as empresas do agronegócio podem se dedicar integralmente à sua atividade-fim, sem preocupações com questões fiscais que possam comprometer seu desenvolvimento.


Em suma, o planejamento tributário é uma estratégia extremamente válida para maximizar os recursos e aumentar a receita das empresas do agronegócio. A CVH Advogados, com sua expertise no setor, está pronta para auxiliar os empresários a enfrentarem os desafios da legislação tributária brasileira e a alcançarem resultados cada vez melhores em seus negócios.


Fale conosco e confira como podemos te ajudar!


Entre em contato pelos nossos canais:







93 visualizações0 comentário
bottom of page