top of page
  • Foto do escritorAbner Vellasco

Caí no golpe do PIX. Consigo recuperar meu dinheiro?



Sim, é possível. Mas você precisa seguir alguns passos!


Assim que você perceber que foi vítima de um golpe, entre imediatamente em contato com o seu banco através do SAC, para solicitar o mecanismo especial de devolução e o bloqueio cautelar.


É preciso registrar um boletim de ocorrência logo após ligar para o banco. Em geral, dependendo do estado, é possível fazer o boletim de ocorrência pela internet. Os detalhes de quanto foi transferido, o horário e a ocasião devem ser informados.


Após avisar seu banco, ele deverá notificar a instituição financeira que recebeu o PIX que a transação pode ser fraudulenta. O dinheiro será então congelado preventivamente por 72 horas e o destinatário será comunicado. Se não fosse fraude, ele poderia entrar em contato com a agência para esclarecer o caso.


Uma vez bloqueado o valor, os bancos têm até 7 dias para analisar o caso e garantir que ele seja realmente fraudulento. Se confirmado, a instituição operadora de destino devolve os fundos ao pagador, que deve ser creditado na conta do cliente.


E o que fazer se o banco não devolver o dinheiro?

O boletim de ocorrência deve ser usado para fazer uma reclamação formal no Banco Central e em órgãos dos consumidores como o Procon. Também será necessário ingressar na Justiça com um advogado. É importante ter todos os documentos com as informações e comprovações do golpe para tentar recuperar a quantia perdida por meio judicial.


Passou por essa situação e não conseguiu resolver?


Entre em contato pelos nossos canais:







5 visualizações0 comentário
bottom of page